Viagem a Barcelona, Setembro 2005 (3)


(continuação)

11SET2005 03:30AM

Uffff! Estou estoirado. Hoje não vou dizer todas as voltas que dei, apenas digo que fiz as carreiras vermelha e azul completas! Comecei o dia atrasado uma hora. É que pus o despertador do telemóvel a tocar às 07:00 e esqueci-me de mudar a hora.

Porta da Paixão, Sagrada Familia

Depois enganei-me na linha: apanhei a azul em vez da vermelha. Mas enfim, eram 10:30 estava na Sagrada Família. Não há palavras que consigam descrever todo o trabalho já feito e o que ainda está por fazer. Não há dúvida: Gaudí é de facto um dos melhores arquitectos do mundo e de todos os tempos. Comprei um CD com toda a história da Sagrada Família e, por isso, não vou descrever.

 

Almocei num bar de tapas perto da S.F. Comi salada de polvo, cogumelos num molho qualquer mas que era bom, e meia beringela com bocadinhos de carne de porco e vaca. “Una clara” para acompanhar e fiquei pronto para mais uma visita. Próxima paragem: Park Guell. Não sem antes apanhar uma molha. O que vale é que o tempo estava quente. O P.G….enfim, mais uma obra espectacular de Gaudi. Comprei um livro que explica as partes principais. Visitei a casa Museu Gaudi, onde ele viveu durante 15 anos.

Parc Guell, Barcelona

Tem pormenores muito pessoais: a sua Bíblia, esboços, a sua cama de ferro (que parece de madeira),… O P.G. tem outra faceta: é um espaço onde se pode descansar no meio do arvoredo e passear sentindo o cheiro da terra e das árvores. Tenho de dizer una cosa: por todos os lugares onde tenho passado aqui, existe sempre um parque infantil metido num canto qualquer duma avenida, duma praceta, dum parque,… Barcelona cuida bem dos seus. Com isto tudo já eram quase 17:30, e já tinha chovido mais. Apanho outra vez a linha vermelha e faço-a toda até Francesc Macià-Diagonal (ainda tive tempo de visitar os jardins do Palau Reial). Aqui mudo para a linha azul e faço-a toda até à Placa Catalunya. Como já tinha gasto as duas baterias não tirei quase fotos nenhumas deste troço. Além disso já ía em quase 250 fotos tiradas! Pelo sim, pelo não, fui comprar um cartão novo. Comi uma tarte de maça e um copo de leite (já eram 21:00 e não tinha comido nada desde o almoço) e fui para o hotel pôr as baterias a carregar e tomar um duche. Fui jantar (saladas e carne grelhada) e pus-me no metro em direcção à praça de Espanha, porque a guia tinha dito que havia jogos de água na fonte até à meia-noite. Cheguei lá pelas 23:30 e…nada.

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona

Tirei umas fotos de Barcelona à noite e do Museu Nacional de Arte da Catalunha e fiz-me à estrada em direcção ao Pueblo Espanyol. Este local é um conjunto de várias arquitecturas de toda a Espanha e tem artesãos de todos os lugares a fazer as suas obras. Ainda por cima, está aberto até às 06:00am. Pois…acontece que já eram 00:00 e os artesãos tinham ido dormir. Estou mesmo com azar hoje. Apanho novamente o metro em direcção à marina. Aí está montes de gente a passear, conversar, tocar música, andar de skate,… Fico a conhecer alguns navios de luxo, mas mesmo luxo. Em Port Vell vou a uma discoteca beber uma Heyniken (ou será Heinyken?), mas farto-me depressa. Isto de ir a discotecas sozinho não é comigo. Fico com uma sensação que me faz sentir sozinho, a ver toda aquela gente a conversar uns com os outros e a divertir-se.

De regresso ao hotel ainda como um gelado de Straciatela e café e…sujo as calças com chocolate. Lá vou ter de as mandar lavar. Faço parte do caminho a pé e ainda vejo um grupinho a tocar música e a fumar uns charrinhos, e assisto a uma intersecção da policia a dois tipos que passeavam na rua. Até os revistaram. E pronto…são 04:30am  vou-me deitar.

Até amanhã.

(continua)

Deixe uma Resposta

